O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, visitou esta quarta-feira 16, o polo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), onde está implementado o InnovPlantProtect (InPP).
O laboratório colaborativo, do qual a Autarquia é um parceiro estratégico, conta atualmente com 39 profissionais, provenientes de diversos países e segundo o diretor executivo do COLab, Pedro Fevereiro, “prevemos aumentar ainda o número de pessoas, com a contratação de mais 9 profissionais”.
O professor sublinha ainda que para tornar este projeto mais sustentável, necessita do apoio “para instalar painéis solares e assim aproveitar a energia solar para podermos reduzir os custos energéticos”.
Ficou acordada a colaboração institucional entre o presidente da Câmara, comendador José Rondão Almeida, Pedro Fevereiro, e do diretor do INIAV de Elvas, Benvindo Maçãs, dentro das competências de cada uma das entidades, para que este projeto seja uma mais-valia para a cidade, para a região e para o país.
O Presidente da Câmara de Elvas referiu ainda o “grande potencial que tem este espaço”, estando em cima da mesa analisar “o que vem com o novo quadro comunitário, que vai apostar muito na eficiência energética” e “candidatar projetos que possam dar resposta às necessidades existentes”, nomeadamente, segundo a autarquia, “criar alternativas para poupar nos gastos energéticos” nos edifícios públicos.