O presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, tem estado em constante ação nos últimos dias, coordenando esforços para combater o incêndio que assolou o concelho desde a tarde de sábado, 5. Além disso, o autarca tem empenhado os seus esforços na perspetiva de um futuro de esperança e apoio às populações afetadas.
O foco primordial da autarquia tem sido “combater a tragédia e garantir a segurança de todos, mas perspetivar um futuro de esperança e apoio às populações”. Nesse sentido, Hélder Guerreiro tem mantido diversos contactos com o Governo e outras entidades públicas, em busca de coordenar ações eficazes para enfrentar a situação de emergência.
Os esforços de coordenação liderados por Hélder Guerreiro envolvem múltiplos membros do governo. O presidente da Câmara tem estabelecido comunicações diretas com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Além dos contactos governamentais, o autarca também tem mantido comunicações estreitas com o Turismo de Portugal e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. A colaboração com estas entidades visa garantir a recuperação e o apoio às atividades turísticas, tão importantes para a região.
O incêndio, que teve início em São Miguel, na freguesia de São Teotónio, entrou em fase de domínio. As chamas foram declaradas como “sem chama ativa” a partir das 10h15 desta quarta-feira, 9, representando um alívio para a população local que tem enfrentado dias de tensão e preocupação.
Fonte: Correio Alentejo