O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou aos jornalistas em Alvor, no Algarve, onde vai gozar cinco dias de férias e, entre vários temas, falou sobre a polémica em torno do surto de COVID-19 no lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), em Reguengos de Monsaraz.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que leu o relatório da Ordem dos Médicos e disse que “é preciso ler todos os relatórios”, num recado dado à Ministra da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que numa entrevista ao Jornal Expresso, disse que não tinha lido o relatório da Ordem dos Médicos sobre o Lar da FMIVPS.
O Presidente da República abordou ainda os quatro relatórios conhecidos sobre este caso (um da autoria do presidente da Câmara Municipal, José Calixto, outro da FMIVPS e ainda os relatórios da Administração Regional de Saúde e da Ordem dos Médicos), e garantiu que os documentos “não têm exatamente as mesmas conclusões”. O Chefe de Estado frisou que o caso está a ser investigado pelo Ministério Público, pelo que defende que não deve “fazer nenhum tipo de comentário”, mas salientou que “a Justiça tem muita matéria para apreciar”.