O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se nestes dias numa visita oficial ao Egipto, de três dias, que inclui não só um encontro com o seu homologo egípcio, Abdel Fatah al-Sisi, como a assinatura de dois acordos que visam a aproximação das relações, culturais e económicas, entre ambos os países. Um dos acordos hoje assinados envolverá a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) Global Parques, que gera a Zona Industrial e Logística de Sines (Zils) e a Zona Económica do Canal do Suez.
Este acordo, tem como o objetivo intensificar os laços comerciais entre a infraestrutura portuária com maior quota nacional na movimentação de carga, o Porto de Sines, e a zona económica de uma das principais passagens marítimas do mundo.
O outro acordo assinado hoje, visa estabelecer um memorando de entendimento entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Universidade do Porto e a Universidade de Ain Shams. Até ao final da sua visita, o Marcelo Rebelo de Sousa visitará ainda a universidade de al-Azhar, reunir-se-á com o presidente do Parlamento, Ali Abdel Aal e com o primeiro-ministro Sherif Ismail e discursará no encerramento do Fórum Económico Portugal-Egipto.