O Processo de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco é um desígnio antigo e um projeto que começou a ser desenvolvido há muitos anos atrás.
A ideia de preparar uma candidatura de Vila Viçosa à Lista do Património Mundial da UNESCO remonta a meados dos anos noventa e foi um desafio lançado durante um evento público do Pelouro da Cultura da autarquia calipolense, tratando-se da primeira referência pública conhecida sobre esta temática.
Vila Viçosa entrou para a Lista Indicativa em 2016 e em 2020 foi entregue o dossier de candidatura de Vila Viçosa.
O Município de Vila Viçosa está a ultimar o Dossier de apresentação da Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco, e que está agora num processo de revisão e reformulação da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, feitos após solicitações feitas pela Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
À margem da assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Vila Viçosa e a Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, a Rádio Campanário questionou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, sobre a data prevista para a entrega do dossier de candidatura junto das entidades competentes.
O autarca referiu-nos “o dossier será entregue durante o próximo mês de julho, ainda que não esteja, para já, o dia definido.”