19.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 6, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Prevenção da Violência contra Idosos”: Projeto de saúde do Alentejo Central referenciado para Prémio de Boas práticas

O projeto “Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa”, da ULSAC, foi uma das candidaturas pré-selecionadas ao Prémio de Boas Práticas em Saúde. Este foi desenvolvido pela Equipa de Prevenção da Violência Doméstica em Adultos dos concelhos de Reguengos de Monsaraz e Mourão. O responsável pela candidatura do projeto foi o Assistente Social, Dr. Joaquim Correia. A responsabilidade institucional ficou a cargo do Dr. Nuno Jacinto, Diretor Clínico da área de Cuidados de Saúde Primários.

Apresentado pela Equipa de Prevenção da Violência em Adultos de Reguengos de Monsaraz e Mourão (EPVA), teve como objetivo a promoção da literacia e prevenção da violência contra as pessoas idosas no concelho de Reguengos de Monsaraz. Entre as várias atividades levadas a cabo, contam-se, por exemplo, a realização de sessões de esclarecimento sobre a Prevenção da Violência nas Pessoas Idosas, a realização de sessões em instituições de apoio a pessoas idosas e o facultar de contatos da EPVA, das autoridades e das juntas de freguesia, parceiros da iniciativa. Estas atividades decorreram entre Outubro e Novembro de 2023, em todas as freguesias do Concelho de Reguengos de Monsaraz explica, em comunicado a Unidade Local de Saúde do Alentejo central.

O Prémio de Boas Práticas em Saúde visa, entre outros, distinguir e dar a conhecer as boas práticas em saúde no âmbito da qualidade e inovação e incentivar o desenvolvimento de novos projetos naquela área. É promovido, desde 2006, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, sendo uma organização conjunta da DGS com a Administração Central de Saúde e com as cinco Administrações Regionais de Saúde. As Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira também colaboram para a realização deste prémio.

Populares