12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Previsões de mau tempo adiam mudança do sistema de Proteção Civil!

Face às previsões do IPMA, que apontam para um agravamento das condições meteorológicas, com chuva persistente e vento forte, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou, por precaução, a manutenção dos sistemas operacionais nas salas de operações distritais. A transição para o modelo sub-regional ocorrerá com a estabilização das condições operacionais, o que se estima poder acontecer no início da próxima semana.

A decisão decorre da elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para nível Laranja para os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo.

A necessidade de adotar medidas preventivas e de reação face às condições meteorológicas adversas em grande parte do território continental, designadamente nas regiões do Norte e Centro e em especial no Minho e Douro Litoral, também contribuiu para a tomada dessa decisão.

Recorde-se que a mudança do sistema de Proteção Civil estava prevista acontecer em 1 de janeiro, com o fim dos 18 comandos distritais de operações e socorro (CDOS), que irão dar lugar a 23 comandos sub-regionais.

Esta alteração estava prevista na lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em abril de 2019 e onde se encontra estipulado que os 23 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil, cuja circunscrição territorial corresponde ao território de cada comunidade intermunicipal, iniciam funções em 01 de janeiro.

Populares