12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Primavera na Natureza: Em 21 propostas, 7 delas são no Alentejo, únicas e de beleza extraordinária

Entrámos na primavera e decorre a segunda fase de desconfinamento o que permite que possamos aproveitar o sol, as temperaturas amenas e desfrutar de bons momentos ao ar livre, sempre no cumprimento das regras sanitárias determinada pela Direção Geral de Saúde.

Há várias propostas, das vinhas do Douro ao interior da serra algarvia, passando pelo Alentejo, há 21 hotéis e turismos rurais rodeados pela Natureza e são boas ideias para planear uns dias descanso

A revista Visão, na sua rúbrica Sete, deixa 21 escapadas isoladas na Natureza para a Primavera, 7 delas remetem-nos para o Alentejo:

 

Montargil Monte Novo, Montargil

Fica no Alto Alentejo, tem vista privilegiada para a albufeira da Barragem de Montargil e está rodeado de verde, incluindo palmeiras e muita relva.

O Montargil Monte Novo reabre portas no próximo dia 15 de abril e convida a desfrutar da Natureza em volta, incluindo desportos náuticos, da canoagem ao ski, passeios de bicicleta na margem da albufeira ou a pé, pelos jardins do hotel.

As dormidas são asseguradas pelas sete villas, implantadas na encosta da barragem,

 

Torre de Palma Wine Hotel, Monforte

Perto da aldeia de Vaiamonte, em Monforte, o Torre de Palma Wine Hotel (reaberto a 8 de abril), inspira-se na sua longa história e no melhor que a região alentejana tem para oferecer – vinho, azeite e cavalos.

É a partir da torre que se percebe a dimensão desta propriedade com 14 hectares murados, onde cabem vários edifícios, zonas de lazer, piscina exterior, cavalariças, olival e vinha. E é também a partir desse ex-líbris do hotel que é possível observar a planície alentejana e um imperdível pôr do Sol. Composto por 19 quartos (com design de interiores da responsabilidade de Rosarinho Gabriel), quase todos de generosas dimensões, com terraços ou varandas, o hotel dispõe ainda de spa (sauna, banho turco e piscina), bar e o restaurante Basili, com esplanada, que, em breve vai ter novidades, quer na cozinha quer na ementa.

Torre de Palma; passeios de bicicleta ao redor da propriedade; percursos pedestres como a Grande Rota de Monforte.

 

Convento do Espinheiro, Évora

Com reabertura prevista para de 30 de abril, o Convento do Espinheiro, em Canaviais, bem perto de Évora, é uma viagem no tempo que, em alguns momentos, andará muito, muito para trás.

No total, no Convento do Espinheiro, há 92 quartos, dos quais 10 suites. E muito mais para descobrir, como a zona da piscina, com as espreguiçadeiras espalhadas pelo relvado. Longe da confusão, ali, o valor da história secular aliado ao serviço de excelência, numa fusão harmoniosa entre o antigo e o novo, não passam despercebidos. 

 

Herdade do Touril, Zambujeira do Mar

Na primavera e no outono, a Herdade do Touril é poiso certo para os adeptos de caminhadas.

Localizada entre a Zambujeira do Mar e o Cabo Sardão, a cerca de um quilómetro do mar, em linha reta, a propriedade de 365 hectares conta com 18 quartos com varandas, divididos entre cinco edifícios a curta distância uns dos outros, horta biológica, piscina de água salgada, lareira exterior (o local ideal para observar o céu estrelado), e pequenos-almoços servidos até ao meio-dia. Tudo para aproveitar sem pressa, com a Natureza à volta, animais incluídos – é que burros, ovelhas e vacas também fazem parte da paisagem do Touril.

 

Teima Alentejo SW, São Teotónio

Se é para desligar, descansar e relaxar, então rume-se ao Teima, um turismo rural premiado, com nove quartos, todos com entrada independente e muita área livre, onde vivem burros, cabras e cavalos.

Nesta propriedade de oito hectares, entre a Zambujeira do Mar e São Teotónio, os hóspedes são convidados a usufruir de tudo o que o Teima tem para oferecer: uma piscina de 22 metros com vista para o pomar e o pinhal, várias zonas lounge, sala de estar, um lago onde há patos, tartarugas e peixes.

 

São Lourenço do Barrocal, Monsaraz

O São Lourenço do Barrocal (o nome vem dos afloramentos graníticos que fazem a paisagem) continua a ser um monte alentejano onde se mantêm algumas atividades agrícolas, agora ao serviço de um projeto turístico .

Esta foi precisamente a preocupação de José António Uva, que decidiu que era tempo de dar um rumo à propriedade de 780 hectares, na sua família há oito gerações. atividades, estre elas a observação de estrelas, provas de vinho e visitas arqueológicas. 

 

Malhadinha Nova Country House & Spa, Beja

Em Albernoa, perto de Beja, a Malhadinha Nova Country House & Spa reabre portas no dia 15 de abril, com um programa especial de Primavera que inclui três noites de alojamento, refeições e várias atividades, como visita às colmeias, workshop de flores e prova de vinhos (a partir de €840 por pessoa). Nesta propriedade rural de 450 hectares, criam-se cavalos puro-sangue lusitano, vacas alentejanas e porcos pretos, produz-se vinho e azeite, há uma horta biológica e restaurante. Ficar na Malhadinha é sinónimo de não contar o tempo, o ritmo quer-se lento para poder aproveitar tudo o que este sítio tem para dar, da gastronomia (feita com produtos da estação e o mais locais possível) à adega, onde se produzem os vinhos da casa, passando pelo campo, ideal para um piquenique ou aprender tiro com arco e flecha. 

 

Populares