Tal como a Rádio Campanário noticiou, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor acolheu a produção da primeira aeronave ligeira integralmente feita em Portugal, cujo primeiro protótipo deverá estar concluído em 2023.
O fabrico do ATL-100 vai impulsionar o crescimento do Alentejo.
Em noticia avançada pelo Diário de Notícias, segundo oss promotores do primeiro programa aeronáutico completo de Portugal , o projeto vai criar cerca de 1200 postos de trabalho contemplando os três distritos alentejanos.
Ponte de Sor, onde está instalado o Aeródromo, vai receber entre 600 a 800 pessoas, sendo ainda distribuídos por Beja e Évora, alguns postos de trabalho.
Trata-se, segundo adianta a mesma fonte(DN) de um projeto que conta com a participação de mais de 30 empresas e um investimento de mais de 164 milhões de euros, contando com financiamento de fundos comunitários, através do programa operacional regional Alentejo 2020 e com o investimento da DESAER e CEiiA,
O presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, conforme refere defende que a garantia da instalação da linha de produção no concelho “premeia” o trabalho que ao longo dos anos tem sido desenvolvido no aeródromo. Justifica que a infraestrutura aeronáutica do Norte Alentejo apresenta-se hoje como “diferenciadora e preparada para receber um programa de tão elevada escala”. O autarca assegura que o aeródromo municipal tem tudo à espera do ATL-100. Do sistema de segurança, ao sistema operativo, passando pela estratégia que está definida.