11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Primeira Mão: O Cante Alentejano já é Património Cultural Imaterial da Humanidade. A reação do presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires, em exclusivo à Rádio Campanário (c/som)

O Cante Alentejano é a partir de hoje Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A decisão final sobre a candidatura do Cante Alentejano foi tomada em Paris (França) no decorrer de uma reunião do Comité Internacional da Unesco.

O presidente da Câmara Municipal de Serpa, entidade copromotora e patrocinadora da candidatura do Cante Alentejano, Tomé Pires em declarações à Rádio Campanário desde Paris, mostrou-se muito emocionado e satisfeito com a classificação, “é difícil explicar o sentimento que reina aqui nesta altura”.

O autarca diz que “é um sentimento coletivo de grande orgulho e satisfação de ver cumprido uma missão que tinha como objetivo ver reconhecido um património que nós já consideramos”.

Tomé Pires refere que a partir de agora “muda o que tiver que mudar e que tem a ver com as pessoas que cantam e a dinâmica que os grupos conseguirem incutir e associada a essa dinâmica as entidades e aquilo que elas puderem fazer em torno deste bem imaterial agora reconhecido”.

O presidente da Câmara Municipal de Serpa diz ainda que “este reconhecimento abre portas a que a união entre todos os que gostam do cante seja cada vez maior e vamos ver até onde conseguimos chegar sendo que o primeiro objetivo será a salvaguarda deste património e estando isso garantido, surgirem projetos criativos à volta do cante, aproveitar tudo o que ele tem de bom e com o devido cuidado torna-lo um ativo económico”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Tome%20Pires%20Pres%20CM%20Serpa.MP3{/play}

Comitiva do Cante Alentejano em Paris

Populares