Decorreu esta quinta-feira, 22 de agosto a formalização da compra dos novos aviões Embraer KC390 para a Força Aérea Portuguesa, nas instalações da Embraer em Évora.
A formalização contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa e do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho que assinaram contratos relativos à aquisição de 6 aeronaves, 1 simulador de voo e respetiva sustentação logística, com as configurações e especificações técnica, operacionais e logísticas definidas pela Força Aérea Portuguesa.
A Rádio Campanário marcou presença e recolheu as declarações de António Costa, que começa por referir que “se hoje temos um cluster aeronáutico em Portugal, a muito se deve ao desenvolvimento do KC390”.
O Primeiro Ministro considera que “com estes aparelhos o nosso sistema fica reforçado e capacitado”, acrescentando que “a indústria aeronáutica em Portugal sai também reforçada”
“A existência da Embraer em Évora é um fator muito importante para a coesão territorial em Portugal”
António Costa
António Costa destaca ainda a importância da Embraer “não só no fabrico do KC390, mas de muitas outras aeronaves e componentes”, acrescentando que “toda esta dinâmica é muito importante na dinamização da economia regional”.
O Alentejo que “nos últimos anos têm desenvolvido a sua economia muito na base da agricultura, para a qual o projeto de Alqueva foi fundamental, deve também desenvolver a economia de base industrial, e aí a Embraer tem sido fundamental”
{gallery}Embraer_contratos19{/gallery}