Na próxima segunda-feira, 25 de novembro, Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro de Portugal e o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, estarão em Borba, pelas 16h, a inaugurar o novo centro para deficientes da União das Misericórdias Portuguesas (UMP). A sessão solene de inauguração contará ainda com a bênção do equipamento pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves.
A UMP, tem vindo a implantar equipamentos dedicados ao apoio de pessoas portadoras de deficiência profunda, vem nesta linha de seguimento. O Centro tem o nome de “Luís da Silva”, que foi o benemérito da UMP que fez a doação da Herdade da Fuseira e do Álamo para que naquele espaço fosse instalado um equipamento social. Este está equipado com salas para atividades ocupacionais, piscina, campo exterior para atividades físicas (como o boccia), ginásio, sala de snozelen, salas de apoio técnico, gabinetes de medicina, fisioterapia e enfermagem, quatros duplos e individuais e refeitório, entre outros, a unidade dispõe ainda de um auditório para eventos variados, com capacidade para 75 utentes.
Recordamos que Manuel Lemos, presidente da UMP, disse à Rádio Campanário, que o investimento rondou os quatro milhões de euros e contou com comparticipação do POPH de 90 por cento, “não sofrendo um cêntimos de desvio orçamental”. O centro fica localizado numa herdade junto ao padrão de Montes Claros e à estrada que liga Bencatel a Estremoz.
O primeiro equipamento deste género a ser inaugurado pela UMP foi o Centro João Paulo II em Fátima, que em 2014 celebra 25 anos de existência, seguido do Centro Santo Estêvão em Viseu.