O painel A Anunciação (c. de 1434) do pintor eborense Álvaro Pires de Évora, vai ser leiloada em Nova Iorque pela conceituada Sotheby’s, a 1 de fevereiro, por um valor estimado entre 124 e 250 mil euros.
Nascido em Évora, em meados do século XV, são conhecidas cerca de 30 pinturas da sua autoria, e apenas uma se encontra na posse do Estado Português, “A Virgem com o Menino entre S. Bartolomeu e Santo Antão”, no acervo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.
O painel do pintor que trocou o Alentejo pela Toscana para não mais regressar, encontra-se há cerca de 50 anos na coleção do chanceler Konrad Adenauer (Alemanha), indo a leilão com obras de autores como Lucas Cranach, o Velho, Ticiano, Frans Hals, Bartolomeo Manfredi, Velázquez ou Canaletto.
No seguimento deste leilão, o Museu de Arte Antiga pediu à Direção-Geral do Património, que compre a obra, uma vez que o museu não detém nenhuma pintura portuguesa anterior a Nuno Gonçalves, pintor português da segunda metade do século XV, e que Álvaro Pires de Évora surge como o primeiro pintor português a quem se pode atribuir uma obra.