Um projeto inovador no Alentejo está a explorar novas abordagens para a convivência sustentável no planeta. Com uma vista privilegiada a partir da Pousada de Santa Clara, é possível apreciar a paisagem acidentada do interior do concelho de Odemira, bem como a barragem de Santa Clara, no coração do Alentejo.
O antropólogo Pedro Prista, que possui um profundo conhecimento da região, guiou o jornal Público até este local e partilhou suas perspetivas. Diz: que a albufeira, que armazena água do rio Mira e seus afluentes desde sua inauguração em 1969, já encheu rapidamente, para Pedro Prista, lugares como este podem inspirar, inventar e descobrir maneiras de viver no planeta de forma mais equilibrada, justa e sustentável.
Adiantou ao mesmo Jornal que é possível viver de forma organizada, baseada em valores de equilíbrio, boa-fé e conhecimento, sem explorar, degradar, criar desigualdades ou subjugar outros. Este projeto no Alentejo procura, assim, novos caminhos para uma convivência harmoniosa com o planeta.
Ler noticia completa: autor/publico/
Foto: CMO