14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Procuro estar sempre neste tipo de celebrações, pois têm um valor patrimonial e histórico extraordinário”, diz Ana Paula Amendoeira (c/som)

Decorreu na manhã de hoje, pelas 11:00h, a Eucaristia Dominical realizada no âmbito das centenárias festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal.

Uma das figuras presentes nesta celebração foi Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo, com quem a Rádio Campanário falou sobre estas celebrações religiosas.

A Dr.ª Ana Paula Amendoeira faz questão de estar sempre presente nestas celebrações e, declarou à Rádio Campanário que “procuro estar sempre presente nas festas do Culto Mariano, o mais importante que temos no Alentejo, sendo esta festa em honra da Senhora da Boa Nova uma das mais antigas e das mais significativas e, também porque temos aqui um valor patrimonial, para além do valor de fé e religioso ligado à cultura religiosa do Alentejo, neste caso de Terena e do concelho de Alandroal, temos a igreja da Senhora da Boa Nova que tem um valor patrimonial e histórico extraordinário, é um monumento nacional e estamos todos empenhados. Concluiu-se a primeira fase de reconstrução deste importantíssimo monumento do Alentejo e também por isso, pelo valor cultura e espiritual que este templo e esta tradição têm para as pessoas da região e do país até, porque vêm peregrinos um pouco de todo o lado e é de facto um marco”.

A Diretora Regional da Cultura do Alentejo foi questionada se estava prevista uma segunda fase de requalificação do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, ao qual adiantou à nossa redação que “não temos data prevista para o início, mas estamos a trabalhar para uma nova intervenção no interior. Fez-se a primeira fase, mais urgente, de tratamento e recuperação do exterior e das coberturas e, agora temos que tratar da segunda fase, que é recuperar o património integrado”.

O Culto Mariano é um culto que tem vindo a crescer no Alentejo, à semelhança do turismo. Quanto a essa questão, Ana Paula Amendoeira referiu que “o turismo religioso tem vindo a crescer. Aqui temos marcos do Culto Mariano, como é o caso da Senhora de Aires, em Viana do Alentejo, a Senhora da Boa Nova, naturalmente, e outros, mas sobretudo, o maior, em Vila Viçosa, que representa simbolicamente a consagração do reino, como sabemos todos, a Nossa Senhora da Conceição. O Culto Mariano como dizia, é uma das nossas tradições religiosas, mas também culturais, no Alentejo há uma grande presença, a Senhora do Rosário, São Pedro do Corval, podia estar aqui a numerar, mas de facto há aqui uma presença muito forte deste culto na região. Os peregrinos que vêm de outras paragens pela sua fé ou pela vontade de visitar, de facto tem aumentado e é um crescente interessa na população do país e, também alguns estrangeiros que têm interesse, não só religioso, mas também cultural e patrimonial”.

“Para mim é um orgulho aquilo que foi aqui feito hoje, é de facto uma grande responsabilidade, porque o nosso património é muito rico, mas é uma grande responsabilidade porque há muito trabalho a fazer e poucos meios”.

Populares