As previsões da Comissão Vitivinícola da Região Alentejo (CVRA), apontam que este ano sejam produzidos cerca de 120 milhões de litros de vinho, no Alentejo.
Segundo a presidente da CVRA, Dora Simões, a campanha, que já se iniciou, e de acordo com o levantamento que foi feito, terá uma produção muito idêntica à do ano passado”, estimando “que se mantenha estável”.
No que concerne à qualidade do produto, a presidente da CVRA, referiu que “o ano de seca e a pouca tendência a doenças na vinha, sem necessidade de grandes tratamentos, o que é bom para o desenvolvimento da videira, o que se vê nas uvas é que tem um bom balanço de acidez e de açúcar e bagos pequenos, o que indica que será um ano de boa qualidade”.
Um setor que tem tido no Alentejo um aumento de produção, “não todos os anos, mas aumentou bastante nos últimos 20 anos e tem-se tornado um setor de enorme importância económica e social na região, com uma cota nacional de mercado de 45%”.
“Quase metade do vinho certificado que se bebe em Portugal é do Alentejo”, destacou.
Relativamente à exportação do produto, Dora Simões salientou que “tem-se assistido a um aumento progressivo dos vinhos da região” do Alentejo.