Pedro Raposo de Almeida, Professor do Departamento de Biologia da Universidade de Évora eleito no passado dia 11 de maio de 2022, diretor nacional da unidade de I&D MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, materializando desta forma a importância crescente que a área científica das Ciências do Mar e dos Ecossistemas Aquáticos possui na Universidade de Évora.
O MARE é um Centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, financiado pela FCT com classificação “Excelente”, e com uma implantação territorial de âmbito nacional. É constituído por sete polos, seis em instituições de ensino superior portuguesas [i.e., Universidade de Coimbra (MARE-UCoimbra), Instituto Politécnico de Leiria (MARE-Politécnico de Leiria), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (MARE-ULisboa), Universidade Nova de Lisboa (MARE-NOVA), ISPA – Instituto Universitário (MARE-ISPA), Universidade de Évora (MARE-UÉvora)], e um no arquipélago da Madeira cuja instituição de acolhimento é a ARDITI (MARE-Madeira). É um Centro com 517 investigadores, 255 dos quais doutorados, cuja investigação se foca no estudo multidisciplinar dos ecossistemas aquáticos, incluindo os ecossistemas dulciaquícolas, os estuários, os ecossistemas costeiros e o mar aberto.
Pedro Raposo de Almeida conta com mais de 20 anos de ensino, desenvolvendo a sua atividade científica no domínio da ictiologia, com particular enfoque na gestão e conservação de peixes migradores diádromos. Coordenou mais de 50 projetos, incluindo diversas prestações de serviços, tendo publicado mais de 100 artigos em revistas de circulação internacional e 5 livros.
Fonte/Foto: Universidade de Évora