Cesaltina Pires, uma investigadora e professora da Universidade de Évora, é uma das 101 cientistas em destaque na terceira edição da publicação “Mulheres na Ciência“.
Investigadora do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) e professora do Departamento de Gestão da UÉ, Cesaltina Pires confessa que, “em termos científicos, o meu coração divide-se entre a Economia, a Gestão e a Matemática. Mas as áreas que mais me apaixonam são a Análise de Decisão e a Teoria de Jogos”.
Esta homenagem às mulheres cientistas portuguesas nasce de uma iniciativa da Ciência Viva, realçando que estas, “representam 45% do total de investigadores no nosso país e cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas”.
Conheça aqui os outros rostos de mulheres cujo trabalho tem contribuído para o avanço da Ciência.
Cesaltina Pires é licenciada em Economia da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Economia (com especialização em Teoria Microeconómica e Economia Industrial) no Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts.