Catarina Pereira e Gabriela Almeida, professoras do Departamento de Desporto e Saúde, da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, da Universidade de Évora (UÉ), foram galardoadas com o 1.º prémio de investigação científica na categoria Medicina do Desporto, pelo Comité Olímpico de Portugal, 2022/23, adianta a Universidade de Évora em nota divulgada.
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se a 26 de outubro no Palácio da Ajuda, Lisboa
De acordo com a Academia Alentejana, o Presidente do Comité Olímpico Português, José Manuel Constantino, e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato entregaram o prémio às professores e investigadoras do Comprehensive Health Research Centre (CHRC), da UÉ, sendo a equipa premiada constituída ainda pelo mestre Hugo Rosado, estudante de doutoramento em Motricidade Humana, e por Jorge Bravo, professor do Departamento de Desporto e Saúde, da mesma Universidade.
O objetivo deste estudo, tal como é destacado, explica a UÉ “foi desenhar um algoritmo dinâmico de performance-exposição para avaliação do risco de quedas e prevenção de quedas em idosos”. Trata-se de um estudo transversal e de acompanhamento que avaliou quedas retrospectivas e prospectivas e os respectivos fatores de risco relacionados ao desempenho e à exposição do mesmo.
A necessidade de “estabelecer o perfil de risco individual considerando os fatores que mais contribuem para o risco de queda (…), informar os idosos sobre o seu perfil de risco e envolvê-los nas medidas preventivas” são algumas das recomendações deixadas pelos autores deste estudo para a prevenção de quedas.
O Comité Olímpico de Portugal distingue, desde 2014, os melhores trabalhos de investigação desenvolvidos nas diversas áreas das ciências do desporto com o objetivo de valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como recolher e analisar dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.
Fonte/Foto: Universidade de Évora