De acordo com a informação disponível na página oficial do Serviço Nacional de Saúde, é já no próximo domingo que começam a ser administradas as segundas doses das vacinas contra a COVID-19 aos profissionais de saúde que receberam a primeira administração ainda em 2020. A partir desse momento, já será possível dizer que teremos os primeiros portugueses vacinados contra a COVID-19, uma vez que até aqui só tinham sido administradas primeiras doses, esclarece a informação.
Ao longo da próxima semana, serão vacinados quase 30 mil profissionais de saúde de contextos prioritários, de hospitais e cuidados de saúde primários, de Norte a Sul do País.
As primeiras administrações deverão decorrer no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
Recorde-se que a vacina Cominarty, da Biotech-Pfizer, é uma vacina multi-dose, o que significa que são necessárias duas doses para se completar o esquema de vacinação. Segundo o Resumo das Características do Medicamento (RCM), as doses devem ser administradas num intervalo de pelo menos 21 dias.
Ainda assim, mesmo após ser vacinada, a pessoa deve continuar a observar todas as medidas preconizadas para a sua proteção e contenção da transmissão, incluindo o uso de máscara.