O concurso para o programa Alentejo 2020 já está apto a receber candidaturas no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana dos Centros Urbanos Complementares.
Os Planos de Ação apresentados a concurso contemplam os centros históricos, zonas ribeirinhas ou zonas industriais abandonadas, dentro de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU).
As candidaturas podem integrar a reabilitação edifícios com idade inferior ou superior a trinta anos que se encontrem em mau estado de conservação destinados a habitação, a utilização coletiva, comércio ou serviços. No espaço público poderão ser realizadas operações de reabilitação desde que estejam associadas à reabilitação do conjunto edificado envolvente em curso ou concluídas há menos de 5 anos. A demolição de edifícios para criação de espaço público, a recuperação e expansão de espaços verdes e ainda a reabilitação de unidades industriais negligenciados com vista à sua regeneração, também estão contempladas.
O concurso vocacionado para os municípios dos Centros Urbanos Complementares receberá candidaturas até ao dia 19 de fevereiro de 2016.