No âmbito do Programa Eco-Escolas, o Município de Redondo e o Agrupamento de Escolas voltaram a aderir ao projeto “O Mar Começa Aqui!”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Os alunos dos segundo e terceiro ciclos foram desafiados a participar, contando com a coordenação dos professores de Educação Visual.
Sessões sobre compostagem, sobre o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas para o Alentejo Central e sobre a importância das árvores em espaço urbano; uma caminhada solidária pelo ambiente; recolha e separação de resíduos; workshops de construção de ninhos; e sessões de limpeza e pintura de sarjetas, foram algumas das iniciativas que decorreram no âmbito do desafio.
Foram analisados, em conjunto com os alunos, o percurso das águas pluviais, a ocorrência de fenómenos de precipitação, as áreas impermeáveis, os coletores instalados, sarjetas e sumidouros, até aos cursos naturais de água, lagos, lagoas e mares.
Foi também analisado o efeito de arrastamento por estas águas de resíduos decorrentes da atividade humana e os seus efeitos nos ecossistemas marítimos e terrestres.
Foram ainda assinalados o tipo de resíduos e o seu impacto e tempo de degradação no meio ambiente, além de terem sido caracterizadas a flora e a fauna dos ecossistemas da nossa região.
O projeto contou com a colaboração de vários parceiros, nomeadamente a Fundação INATEL, o projeto Marca-te, o projeto Além Risco/ Além Plantar, a CIMAC, a ArredondArte e o projeto PES.