A empresa UPSTREAM acaba de anunciar o projeto “Caminhos Ibéricos de Santiago (CIS)”, que inclui novos itinerários jacobeus que ligam Portugal a Santiago de Compostela. Dos 9 itinerários, dois deles encontram-se no Alentejo.
Desses nove itinerários, as localidade de Estremoz e Serpa destacam-se por serem os ponto de passagem no Alentejo, no entanto, também estão contempladas outras cidades do país como Braga, Idanha-a-Nova e Tavira.
O projeto promete investigar, divulgar e promover todos os Caminhos de Santiago transfronteiriços que se desenvolvem na Raia Ibérica, com ênfase nos caminhos menos percorridos que atravessam as regiões do interior peninsular.
Segundo comunica a empresa, “os Caminhos de Santiago atraem hoje em dia um grande número de pessoas, não só por razões religiosas, mas também por motivações espirituais, desportivas e, sobretudo, de “busca” pessoal, convívio e escape às rotinas diárias ou de mera descoberta de outros horizontes. Significam também o encontro com a natureza, com o património histórico, e com as tradições e a cultura das comunidades”, explica Catherine de Freitas, CEO da Upstream.
“É neste espaço que se situa o projeto CIS, promovendo a coexistência entre o sagrado e o secular, entre peregrinação, turismo religioso e turismo cultural, entre espiritualidade, turismo e desenvolvimento local, de forma a potenciar os recursos patrimoniais e naturais associados aos Caminhos de Santiago e os seus efeitos na Sustentabilidade das regiões, e no bem-estar das populações dos territórios mais desfavorecidos do interior transfronteiriço”, finaliza.
Ao todo, o projeto comtempla nove itinerários jacobeus – que se encontram em diferentes fases de desenvolvimento e consolidação –, dos quais fazem parte:
– Caminho Português Central;
– Caminho da Geira e dos Arrieiros;
– Caminho Português Interior;
– Caminho Português da Via da Prata;
– Caminho de Torres;
– Caminho de Santiago Via da Estrela;
– Via Badajoz – Estremoz (Ligação Via da Prata – Caminho Nascente Alentejo);
– Via Aracena – Serpa (Ligação Caminho do Sul/Via da Prata – Caminho da Raia Alentejo);
– Via Huelva – Castro Marim/Tavira (Ligação Caminho do Sul/Via da Prata – Caminho Nascente Algarve).