Foi apresentado dia 20 de Abril, em Évora, o projeto Alentejo Criativo.
Numa parceria entre a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), com a delegação do Alentejo da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), o Lab:ACM – MediaLab do Instituto Politécnico de Beja, e a Associação CULTBÉRIA de Serpa, contando com o apoio da Câmara Municipal de Serpa.
Sandra Cascalheira, Técnica da ADPM e responsável da mesma pelo projeto, explicou à RC, que “é um projeto que visa impulsionar a competitividade das empresas do setor das indústrias culturais e criativas da região Alentejo”.
Para tal serão dinamizadas atividades, como ações de marketing, criação de “uma plataforma de criativos do Alentejo, onde pretendemos promover a própria cooperação entre os diferentes agentes do setor”, promovendo e relação entre as empresas e os criativos da região, e destes com outros profissionais do ramo, na região.
Pretendem ainda a divulgação das empresas existentes na região e dos serviços que proporcionam, para as empresas locais conhecerem a oferta e compreenderem os benefícios para o seu negócio, de recorrerem aos seus serviços.
Serão ainda promovidos workshops e criados “laboratórios de criatividade e inovação”, espaços que possibilitarão aos jovens criadores desenvolverem a sua vertente criativa.
Pretende-se criar, ao longo do desenvolvimento do projeto, quatro laboratórios, um em cada localidade da sede de parceiro: Évora, Beja, Serpa e Mértola.
Uma das primeiras atividades do Alentejo Criativo, passa pelo mapeamento das indústrias culturais e criativas da região, para a sua caraterização. “Queremos perceber as potencialidades que existem na região”, afirma Sandra Cascalheira.