A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) deu início, no dia 22 de agosto, ao projeto “’Alentejo, PATRIMÓNIOS’. Este projeto, em colaboração com vários Municípios e associações da região, tem o objetivo de mostrar a diversidade cultural da região, dignificar os atores do saber-fazer tradicional, valorizar o território em todas as suas especificidades diferenciadoras e provocar novas dinâmicas que ajudem o turismo e a economia locais.
Esta iniciativa arrancou no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo e contou com dez participantes. Esta visita teve como pano de fundo a arte chocalheira, cujo fabrico foi inscrito, em 2015, na lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, pela UNESCO.
Na visita participaram, para além do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e ainda Miguel Rego, Técnico da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
A iniciativa que teve início no Paço dos Henriques, onde ficaram a conhecer a exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos, contemplou ainda uma visita ao Museu do Chocalho de João Chibeles Penetra e à Oficina de Joaquim Vidazinha Sim Sim.
Dado o contexto de pandemia em que se vive, para este ano foram programadas apenas quatro visitas, com um número máximo de 14 participantes cada, que servirão para criar um modelo que se pretende seja aproveitado e rentabilizado por outras entidades, adaptando-se as normas de saúde pública definidas.
Para além da vila de Alcáçovas, estão ainda previstas, até ao final do ano, viagens temáticas em torno dos Barros de Beringel (26 de setembro), dos cereais e da molinagem no território do rio Mira (3 de outubro) e dos Bonecos de Estremoz (17 de outubro).