Carlos Godinho é investigador no Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação da Universidade de Évora, e está também atualmente, a gerir o projeto Blue Business Lab. Iniciativa que tem como objetivos valorizar o conhecimento produzido na UÉ e promover o empreendedorismo no Alentejo. Este projeto é financiado pelo programa “Alentejo 2020”.
O financiamento atribuído ao projeto – Blue Business Lab – permitiu a criação de um pólo que segundo o investigador, visa a promoção da inovação e da transferência de tecnologia e conhecimento que atendam às especificidades do mercado. Este pólo vai estar disponível para a academia e para a região do Alentejo.
Com este propósito, a casa Cordovil, um edifício histórico do século XVI, localizada no coração da cidade de Évora, está a ser recuperada. O espaço vai ser ser composto por salas e laboratórios.
Segundo Carlos Godinho, numa primeira fase o laboratório de transferência de conhecimento vai estar focado nas áreas chaves da UÉ, como: o agronegócio, a saúde digital, a tecnologia e gestão, estando depois prevista a sua expansão para as restantes áreas de atuação da academia.
O projeto Blue Business Lab tenciona criar um pólo de agregação do conhecimento gerado na instituição, com a finalização de o promover junto de potenciais utilizadores e de entidades financiadoras.
Créditos de imagem: Rádio Campanário