O projeto “SuitNanoMusic: Suitability of nanomaterials for preservation of tangible musical cultural heritage”, da Universidade de Évora (UÉ), foi um dos selecionados para financiamento no âmbito do Concurso para Financiamento de Projetos Exploratórios IN2PAST 2023/2024.
O projeto é coordenado pelo Laboratório HERCULES (LH) da UÉ, e coparticipado pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade NOVA e o Instituto de História Contemporânea (IHC), polo da Universidade de Évora, e tem como principal parceiro o Museu Nacional da Música (MNM).
A equipa multidisciplinar do SuitNanoMusic liderada por Penka Girginova, investigadora do Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora é formada por investigadoras da área da química, das ciências de conservação, da iconografia musical e musicologia e da antropologia cultural: Mathilda Coutinho, Helena Melo e Cristina Galacho do mesmo Laboratório da academia eborense, Luzia Rocha do CESEM e Ema Pires do IHC, da Universidade de Évora e UFG (Brasil).
O projeto pretende estudar as dimensões técnicas, musicais e socioculturais decorrentes do potencial uso de novos materiais na conservação e restauro do património musical tangível, com enfoque em artefactos e instrumentos musicais tradicionais em cerâmica, estudos de caso de objetos selecionados da coleção do MNM. Será que estes novos materiais podem ser uma mais-valia em relação aos tradicionais? Quais as vantagens e inconvenientes? Como serão estes encarados pelos artesãos e pelos conservadores-restauradores? A reflexão integra ainda uma pesquisa sobre a narrativa musical, histórica e sociocultural que levou à criação destes objetos e à sua utilização em diferentes contextos que justificam hoje a sua preservação e valorização.