O Projeto de Iluminação Cénica do Aqueduto da Água da Prata foi aprovado pela Direção Geral do Património Cultural. Na sequência desta aprovação a Câmara Municipal de Évora irá iniciar o procedimento que conduz à adjudicação da empreitada da execução da respectiva obra, estimada em cerca de € 110 000,00.
A intervenção consistirá na iluminação cénica dos troços situados no percurso intra-muros do Aqueduto, incidindo nos alçados, no topo-capeamento e intradorso dos arcos.
A iluminação dos alçados do Aqueduto no interior da muralha basear-se-á na luz de leds, criando contraste cromático com a iluminação pública.
O projeto de iluminação cénica inscreve-se no Programa de Conservação e Consolidação do Aqueduto da Água da Prata, programa inscrito no World Monument Watch 2016-2017 do World Monument Fund, no âmbito do qual a Câmara Municipal de Évora tem vindo desenvolver um conjunto de intervenções e estudos plasmados numa candidatura apresentada e aprovada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo.