“Todos os municípios estão a fazer um levantamento e a documentar-se” para que as saias alentejanas possam ser reconhecidas pela UNESCO, como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
A informação foi avançada à Rádio Campanário pela presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra, quando questionada sobre o projeto de candidatura que envolve um grande número de municípios tanto do Norte Alentejano como do Alentejo Central.
A autarca refere que “o processo não morreu e para a maior parte dos municípios será objeto de candidatura no atual quadro comunitário para podermos levar a efeito, dinamizar e alargar ainda mais este projeto”, acrescentando, “é evidente que está a avançar e todos os municípios mantêm a mesma perspetiva de virem a apresentar candidatura depois de todo este trabalho realizado, que é um trabalho enorme”.
Mariana Chilra diz ainda que neste momento, há concelhos que ainda não foram convidados, mas embora “não haja um convite formal, há alguns desses municípios que já começaram a fazer esse trabalho, sem que tenha havido a formalização de uma parceria”.
“Esta candidatura terá que ser feita em parceria com os grupos de cada um dos municípios e daí a sua perplexidade, não são as câmaras a avançarem sozinhas com este projeto, é comum às diversas associações e grupos que cantam as saias”, refere.