Um projeto artístico de inclusão social de idosos, sobre o 25 de Abril e o seu papel na preservação da memória, vai ser apresentado em Redondo, no distrito de Évora, no dia 23, revelou hoje a organização.
Intitulado “Estação Abril Redondo”, o espetáculo que assinala a conclusão do projeto “cruza várias artes performativas, como teatro, música e narração oral”, explicou hoje, em comunicado, a entidade promotora, Fénix – Associação de Músicos de Redondo.
“Este espetáculo de entrada gratuita, representa o culminar de vários meses de trabalho com jovens dos municípios de Arraiolos e Redondo e idosos da ARPIRedondo”, disse.
Segundo a entidade promotora, o projeto, “em torno do 25 de Abril de 1974”, pretendeu “promover a valorização e registo dos testemunhos e do papel dos idosos na preservação da memória”.
O objetivo da iniciativa foi “capacitar os idosos” daquela vila alentejana “a nível social, cultural e emocional através de ações transdisciplinares que envolvem teatro, música e narração oral”, pode ler-se no comunicado.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da entidade promotora, José Luís Siquenique, precisou que este “projeto de inclusão social” foi dirigido a pessoas “entre os 70 e os 80 anos”, sendo a Fénix – Associação de Músicos de Redondo sido responsável pela parte musical do espetáculo final.
Apoiado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e realizado em parceria com a Associação de Pensionistas e Reformados do Redondo e a companhia Teatro Ensaio, do Porto, a iniciativa teve também como objetivo alargar “a participação cultural e cívica” dos participantes, “melhorando a sua qualidade de vida”, segundo José Luís Siquenique.
Trata-se do “reconhecimento da vida dura de trabalho” que os idosos tiveram, “da alimentação que faziam antigamente e das dificuldades que tinham no duro trabalho do campo”, explicou.
O projeto “Estação Abril Redondo” e o respetivo espetáculo final enquadram-se no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central.
O Transforma “promove uma cultura verdadeiramente inclusiva, potenciando a participação social, valorizando a expressão criativa, promovendo o acesso generalizado à cultura e capacitando agentes e organizações locais”, segundo informação do próprio projeto.
O “Estação Abril Redondo” vai ser apresentado às 21:30 de dia 23 deste mês, no Centro Cultural de Redondo.