O projeto que permite ligar Évora – Caia – Badajoz, a ligação ferroviária Sines e Espanha, veio de novo a lume à comunicação social. Um projeto que está suspenso desde 2009, mas que pode retomar já em 2017, como referiu Rui Loureiro, presidente da REFER, empresa que gere as linhas de caminho-de-ferro portuguesas.
Alguns autarcas já reagiram a este anúncio, os presidentes da Câmara Municipal de Évora e Santiago do Cacém, têm a mesma opinião sobre o avanço do projeto “são infraestruturas importantes para a economia portuguesa e também para o Alentejo, deve avançar o mais cedo possível”, salientando que não ter recebido informação “oficial” sobre o retomar do projeto.
Na sequência destas informações, a Rádio Campanário contatou a REFER, que explica a atual situação do projeto, dizendo que esta é uma obra que está incluída na lista dos 30 investimentos nacionais considerados prioritários pelo grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor, cujo relatório foi entregue ao Governo há cerca de duas semanas, a proposta apresentada pode ser consultada em http://www.ieva.pt/, salientando que o calendário de execução dos grandes projetos ferroviários, incluindo a ligação Sines – Badajoz, será ajustado de acordo com a priorização que vier a ser definida no âmbito da consulta pública que decorre relativa a este projeto, prioritário a nível europeu, ibérico e nacional.
De acordo o planeamento da REFER, o início está previsto para 2017, contudo, sujeito às conclusões que emanarem da consulta pública.