A Anta Grande do Zambujeiro foi ontem visitada por alunos de Évora, a frequentarem o ensino básico , no âmbito do Projeto de Promoção do Património Local (3P Local) que desafiou este ano letivo de 2023/24 cinco turmas deste nível de ensino a aprofundarem o conhecimento sobre o megalitismo da região de Évora.
O projeto dinamizado pela Câmara Municipal de Évora, teve em linha de conta a celebração dos 60 anos da descoberta da Anta Grande do Zambujeiro e do recinto megalítico dos Almendres.
Responderam a este desafio as turmas dos 3º e 4º anos das EB1 de S. Mamede, Sra. da Glória e Valverde, num total de cerca de 100 alunos, para o qual se organizaram um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas no Centro de Interpretativo do Megalitismo do Convento dos Remédios, no Alto de S. Bento e nos dois principais monumentos megalíticos da região.
A visita à Anta Grande do Zambujeiro, orientada pelo arqueólogo Mário Carvalho, contou com a presença simultânea das turmas de Valverde e Sra. da Glória e inseriu-se nessa dinâmica que culminará em abril com a visita comentada no Palácio de D. Manuel, celebrativa dos 60 anos da descoberta da Anta Grande do Zambujeiro e do recinto megalítico dos Almendres.
Este intercâmbio escolar que permite aos mais novos descobrirem e valorizarem o nosso património é também uma forma de convívio entre turmas das escolas da cidade e turmas das freguesias rurais.