O Fórum do Pão continua a promover o conhecimento e a cultura do pão no contexto do Festival do Pão, em Mafra. Na sexta-feira, foi apresentado um importante projeto de valorização e qualificação do Pão Alentejano. Esta iniciativa visa destacar e proteger um dos produtos mais emblemáticos da região alentejana.
A sessão contou com a participação de Francisca Valério, representante da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, e Maria Manuel Gantes, em representação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. Ambas sublinharam a importância do projeto para a preservação das tradições e a promoção da qualidade do Pão Alentejano.
No sábado, o Fórum do Pão deu destaque ao fabrico de merendeiros, numa sessão de demonstração organizada pela Sociedade Recreativa Cultural e Desportiva do Rancho Folclórico de Monte Godel. Após a demonstração, os presentes tiveram a oportunidade de degustar merendeiros com chouriço, proporcionando um momento de convívio e apreciação da gastronomia tradicional.
O Festival do Pão em Mafra tem sido um ponto de encontro para especialistas, produtores e amantes do pão, promovendo a troca de conhecimentos e a valorização dos produtos tradicionais portugueses.
Foto: CMM