O projeto Agro Water Saving – Tecnologia de poupança de água, do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), vai ser apoiado pela Fundação “La Caixa”.
O projeto elaborado na Escola Superior Agrária de Elvas (do IPP), consiste no desenvolvimento de uma aplicação móvel que consegue determinar, em tempo real, as dotações máximas de rega para diferentes culturas, prevendo-se uma poupança do consumo de água na ordem dos 20 a 30%.
Sendo especialmente direcionado para as culturas de regadio, o projeto visa insurgir-se como uma ferramenta de apoio à decisão ao nível da seleção das melhores culturas para cada local, considerando o objetivo final de poupança do consumo de água utilizada no regadio.
A operação será centrada em cinco fases complementares, que visam potenciar a sensibilização e a educação ambiental ao mesmo tempo que contribuem para poupanças efetivas no consumo da água.
Surgindo como um projeto com enquadramento centrado em atividades de I&D, é de realçar que dentro do público-alvo são enquadradas crianças do ensino pré-escolar e básico, no âmbito da componente de sensibilização e educação ambiental.