12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto “ÉVORA+VERDE” alarga o número de entidades parceiras

Iniciado no final do ano 2020, o projeto “ÉVORA+VERDE – Recolha Seletiva de Biorresíduos” visa a recolha de resíduos orgânicos, as vulgares sobras de alimentos, tendo em vista a sua valorização através de um processo de compostagem e posterior aproveitamento como fertilizante agrícola.

Conforme refere a Autarquia Eborense em nota enviada á nossa redação, direcionado, numa primeira fase, para os grandes produtores, como hospitais, cantinas e unidades hoteleiras, o projeto tem vindo a integrar novas entidades parceiras no seu circuito diário de recolha, que conta com uma nova viatura adaptada, especificamente, para este tipo de resíduos.

A segunda fase do projeto, que se iniciará brevemente, tem duas componentes: alargar a recolha de resíduos, por um lado, para o chamado “canal HORECA” (estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares) do centro histórico, contribuindo também para libertar os contentores subterrâneos de um volume considerável de resíduos e, por outro lado, chegando aos produtores domésticos, no Bairro da Malagueira, distribuindo-se mil e 500 contentores de 5 a 10 litros por cerca de mil fogos.

A terceira fase incidirá na recolha seletiva de resíduos orgânicos no Bairro das Corunheiras e, a quarta e última fase consistirá na generalização desta recolha de resíduos, tendo como meta abranger todo o concelho até final de 2023.

Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e a GESAMB e foi financiado no âmbito do POSEUR – Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Populares