Cerca de uma centena de jovens, do Agrupamento Escolar de Vendas Novas, participou nas duas iniciativas de educação ambiental, promovidas pelo projeto GUARDIÕES, no início de maio, com o objetivo de incentivar à adoção de comportamentos amigos do ambiente.
O Projeto Guardiões tem como objetivo sensibilizar e informar a sociedade civil sobre a temática das alterações climáticas. Através da partilha de conhecimento e da dinamização de ações junto da população, o Projeto GUARDIÕES pretende transformar o Alentejo numa região exemplo, não só da descarbonização, mas também de uma transição de sucesso para a Economia Circular. O GUARDIÕES resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), sendo financiado pelo Programa Alentejo 2020.
Cerca de 90 estudantes, de sete turmas do 8º e 9º ano, do agrupamento escolar de Vendas Novas, no distrito de Évora, receberam com entusiasmo, no passado dia 4 de maio, as duas atividades, promovidas pelo Projeto GUARDIÕES que tiveram como objetivo impulsionar práticas sustentáveis junto da população escolar.
Jorge Martins, coordenador do projeto Guardiões, sublinha a forte adesão dos jovens das escolas de Vendas Novas, “demonstrando uma preocupação crescente pelas questões ambientais e uma grande vontade em conhecer mais sobre comportamentos sustentáveis”. Jorge Martins acrescentou “Estamos muito bem habituados, tal é o entusiamo com que temos vindo a ser recebidos em todo o Alentejo e também em Vendas Novas. Vamos continuar a trabalhar com os jovens e as escolas porque acreditamos que as novas gerações têm um papel determinante no combate às alterações climáticas e queremos contribuir, de forma ativa, para a mudança de comportamentos e de mentalidades”.
A estratégia adotada pelo Guardiões, junto da comunidade escolar, prevê uma intervenção de complemento da aprendizagem, do jardim de infância ao ensino secundário, incentivando, simultaneamente, a introdução da temática das alterações climáticas nos programas curriculares de Ciências, Estudo do Meio e Cidadania.
Durante o passado ano letivo, o Guardiões realizou iniciativas de sensibilização ambiental em várias escolas básicas e secundárias da Região, abrangendo várias centenas de crianças e jovens. Este ano, o projeto pretende alargar estas ações ao maior número possível de agrupamentos de escolas do Alto e Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Central.