Decorre amanhã, dia 19 de maio, o dia aberto com o tema “Conhecimento é saúde. Vem, previne e vive.”, uma iniciativa do projeto Literacia em saúde que terá lugar no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Socias (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).
O programa tem início marcado para as 10:30h, começa com uma breve apresentação do projeto Literacia em saúde e seguidamente, Nicolae Zavera, farmacêutico na farmácia Romba em Portalegre, irá desmistificar mitos sobre o uso dos medicamentos. Ás 11:30h, Antonieta Lucas, presidente da direção do APORMED irá abordar a importância das tecnologias na área da saude e para terminar o dia aberto será organizado um jogo no kahoot, contando com a participação de todos os presentes.
A Literacia em saúde é um projeto criado por três alunos da Licenciatura de Jornalismo e Comunicação do Instituto Politécnico de Portalegre. Criamos este projeto após uma pesquisa intensiva, onde chegamos à conclusão de que existe pouco conhecimento da população portuguesa na área da saúde.
Atualmente, a evolução da internet permitiu-nos adquirir toda a informação necessária de forma mais rápida e eficaz, contudo, também permitiu a produção de informações discordantes, imprecisas e incompletas.
Com a iniciativa, pretende-se fornecer informações atualizadas, e sensibilizar os jovens para os perigos do desconhecido na área da saúde, desvendando alguns mitos sobre medicamentos.