O telhado da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, em Vila Viçosa, ruiu parcialmente em 2012, em consequência de vários anos de negligência na sua conservação. Cinco anos passados, os danos continuam por reparar.
Pedro Pinto, membro da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e dos Milagres de Vila Viçosa, falou à Rádio Campanário sobre este “património muito importante”, que têm a seu cargo.
Datando de 1756, a igreja tem a classificação de património nacional, pelo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR).
Pedro Pinto afirma que têm havido esforços no sentido de recuperar o monumento, mas “os valores que estão em causa são valores extremamente elevados”, para um organismo com tão poucas receitas.
Relativamente a valores orçamentados apenas para a “cobertura e estrutura da igreja”, avança, “estaríamos a falar em valores, de pelo menos 150 mil euros”.
Para recuperação de todo o património contido na igreja, assim como da parte da hospedaria, “já estaríamos a ir para valores na ordem de um milhão de euros”, afirma o membro da Irmandade.
Afirmando que para a realização das obras de requalificação do monumento necessitariam de parceiros “que nos garantam alguma cobertura em termos financeiros”, conclui que até ao início de 2018, haverá “uma decisão sobre como avançar”, porque é “inconcebível” que se continue “com este problema em mãos”.
{gallery}vv_lapa{/gallery}