Em Odemira, onde um terço dos habitantes já são migrantes, tem testemunhado uma transformação social graças ao projeto-piloto Bowing. Este projeto inovador, destaca-se pela abordagem através da arte, teatro e música, que tem facilitado a integração de quase 300 migrantes nos últimos três anos.
Os adolescentes e jovens adultos migrantes encontraram no Bowing uma plataforma para superar barreiras linguísticas e culturais, promovendo a inclusão social e o entendimento mútuo. “Antes era difícil, mas agora tenho muitas amigas, e é mais fácil”, relata um dos participantes, evidenciando a melhoria na comunicação e nas relações interpessoais.
A diversidade cultural de Odemira, pela chegada anual de indianos e nepaleses, principalmente para o setor agrícola. O projeto Bowing teve início nas escolas.
Além de superar desafios linguísticos, o projeto utiliza as artes como meio de comunicação e expressão, permitindo que os migrantes e partilhem as suas histórias e talentos. “Comunicar não é preciso sempre”, afirma um dos jovens, indicando como atividades como o futebol e a dança também tem desempenhado um papel vital na sua integração.
A plataforma online do Bowing, com salas de aula e escolas profissionais cheias de diversidade, a iniciativa Bowing não só enriquece a comunidade educacional, mas também aponta para um futuro onde a cultura desempenha um papel central na construção de comunidades inclusivas.
Foto: semmaishttp://semmais