O projeto-piloto da Câmara Municipal de Sousel para a recolha de biorresíduos em Santo Amaro, freguesia do concelho de Sousel, alcançou um marco significativo, tendo sido recolhidas 2940 Kg de resíduos orgânicos.
Segundo o Município, este record é a prova do crescente Compromisso da Comunidade com a sustentabilidade e a gestão eficaz dos resíduos.
Desde o lançamento do programa de recolha de biorresíduos em Santo Amaro, em Julho deste ano, a adesão da População tem vindo a aumentar. Os Santamarenses abraçaram a ideia, contribuindo para a redução da quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos ( RSU) enviada para o aterro e por outro lado aumentou-se a produção de Biorresiduos / composto orgânico de alta qualidade.
O Município de Sousel planeia expandir o programa de recolha de Biorresíduos até final do Ano às restantes freguesias, incentivando mais residentes e entidades a participar ativamente na separação de resíduos orgânicos.
Segundo a autarquia, a recolha de quase três toneladas de biorresíduos em agosto, “é um passo significativo em direção a um futuro mais verde e saudável para o Concelho. Caminhamos hoje, no sentido da consolidação de um Projecto Piloto, que nos permite obter mais conhecimento e competência nesta matéria, por forma a tornar também possível a sua aplicação de uma forma transversal a todo o Concelho”. Caso se consiga num futuro próximo, consolidar este projecto a nível global no Município, o Concelho de Sousel será pioneiro a nível nacional na forma encontrada, para cumprir com a Directiva EU 2018/851 de 30 de maio 2018 , que estabelece que até dezembro de 2023 os biorresiduos têm que ser separados e reciclados na origem de modo a complementar a transição Europeia, para uma Economia Circular .