11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto-piloto de saúde oral vai ser alargado ao Centro de Saúde de Estremoz (c/som)

Desde setembro de 2016, os Centros de Saúde de Portel e Montemor-o-Novo registaram “cerca de 3000 consultas” de saúde oral, com uma média de cada doente de 3 consultas, sobre o qual se pode afirmar que “foram tratadas cerca de 1000 pessoas”.

Os dados são fornecidos por José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, que em declarações à Rádio Campanário analisou o primeiro ano do projeto-piloto dos cuidados de saúde oral nos cuidados de saúde primários.

De acordo com as suas palavras, embora esteja inserido no Centro de Saúde de Montemor-o-Novo recebeu “utentes de Vendas Novas, pode eventualmente receber de Arraiolos”, enquanto Portel “pode receber de Reguengos ou de Viana do Alentejo”.

José Robalo salienta ainda que o tratamento a estes utentes foi feito, apenas, “por dois médicos dentistas e dois auxiliares de médico”, reconhecendo ser um serviço “que nunca tinha sido prestado nas melhores condições”.

Na sua opinião, a população acolheu “de forma muito boa, todo este atendimento”, relembrando que alguns dos utentes que foram tratados “ou tinham menos capacidade económica, ou tinham patologias na boca que pudesse constituir o agravamento da sua situação clinica”.

Segundo o presidente da ARS Alentejo, na próxima semana, “vamos iniciar um novo gabinete” no Centro de Saúde de Estremoz, em que irão ser utilizados “os mesmos princípios” deste projeto-piloto.

De acordo com José Robalo, “já houve um conjunto de intervenções” dos dois profissionais que vão estar neste Centro de Saúde, passando pela identificação de utentes em alguns lares, de forma a “serem sinalizados e poderem ser chamados”.

Assim sendo, a região alentejana ficará com 3 dentistas no distrito de Évora, sobre o qual, sublinha a necessidade “de concretizar mais gabinetes”.

Populares