Até 2019, a AREANATejo encontra-se a analisar a qualidade da biomassa em zonas transfronteiriças do Alto Alentejo, com vista à promoção da sua valorização energética, através do BIOMASSTEP – Aplicação da Tecnologia Espectroscopia de Infravermelho (NIR).
Envolvendo 9 sócios portugueses e espanhóis, este projeto transfronteiriço será inicialmente implementado no Alto Alentejo.
Globalmente, as ações serão realizadas fundamentalmente em zonas rurais com predomínio de plantações de olival e árvores frutíferas, e em áreas florestais onde o aproveitamento da biomassa para fins energéticos possa ser uma realidade, nomeadamente Alentejo, Algarve e Andaluzia (Espanha).
Encontra-se a ser elaborado o Mapa setorial e empresarial das indústrias produtoras, de tratamento e de distribuição de biomassa do Alentejo e Algarve; Mapa das empresas fabricantes e instaladoras de equipamentos de produção de energia térmica e/ou de biomassa e a Caracterização do setor da biomassa das duas regiões.
É ainda prevista a criação de uma rede transfronteiriça entre centros de investigação, universidades, administrações públicas e empresas para promover o uso de biomassa de qualidade.
Com um orçamento total de 627.922,84 Euros (financiado a 75% pelo POCTEP – Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal), o BIOMASSTEP é um projeto coordenado pela Universidade de Córdoba (Espanha), que pretende desenvolver uma tecnologia inovadora para análise in situ de parâmetros necessários ao estabelecimento da qualidade da biomassa autóctone da região, assim como a melhoria do tecido empresarial do setor.