“Projetos de Iniciativa Municipal” dos municípios do Alentejo e Lezíria do Tejo foram assinados pela Autoridade de Gestão do Programa Regional InAlentejo, no salão nobre da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, na passada segunda-feira, 27 de janeiro, projetos que totalizam 13,4 milhões de euros de investimento com apoio comunitário na ordem de 11,4 milhões.
À Rádio Campanário o Presidente da CCDR Alentejo, António Dieb, salienta que “este é mais um sinal que existem agentes parceiros, que são os municípios, com capacidade para planear e executar pequenos investimentos”. O Presidente da CCDR Alentejo explica que “não são investimentos grandes mas sim razoáveis e assentes na realidade da nossa região e da razoabilidade do esforço financeiro que todos temos que fazer”.
António Dieb assevera “este é um esforço de cooperação que pretendemos levar para o próximo quadro comunitário, que estará disponível no segundo semestre, do qual não se pretende uma discriminação positiva para a região Alentejo, mas sim uma afirmação da região”.
O Presidente da CCDR Alentejo salienta que “esteve contemplado todo o Alentejo, toda a região, diversidade de investimentos e investimentos racionais, foi a base destes Projetos de iniciativa Municipal”, engloba municípios pertencentes a todas as comunidades intermunicipais, alguns como Santarém, Alcácer do Sal, Ourique, Crato, Vidigueira, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Viana do Alentejo.
{play}http://radiocampanario.com/sons/iniciativas%20municipais_ccdr_dieb_28jan14.MP3{/play}
Num curto espaço de tempo, deverão ser assinados mais contratos de iniciativa municipal, verbas de execução do Quadro Comunitário de Referência Estratégico nacional (QREN).