A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou esta manhã, em confer~encia de imprensa, para o agravamento das condições metereológicas já a partir da tarde desta quarta-feira, mas em especial no dia de amanhã, quinta-feira.
Segundo avançou a Proteção Civil, prevê-se precipitação e vento forte.
A Proteção Civil referiu ainda que o nível de prontidão do dispositivo vai subir de amarelo para laranja a partir das 00:00 de quinta-feira.
Face ás previsões, a Proteção Civil pede cuidados redobrados para quem anda na estrada informando que ainda na tarde desta quarta-feira vai ser enviado um SMS de alerta à população para o agravamento do estado do tempo a partir de hoje, mas sobretudo na quinta-feira.
A proteção civil vai ainda pedir aos cidadãos que, neste período, evitem deslocações desnecessárias.
Recorde-se que tal como a RC noticiou , ALINE é o nome atribuído pelo IPMA a uma depressão que irá atravessar o Atlântico em fase de cavamento, aproximando-se da região centro da Costa Ocidental de Portugal na manhã do dia 19, em deslocamento rápido para leste e transportando uma massa de ar muito quente, húmido e instável.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no dia 19, com a passagem da depressão ALINE, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir da manhã, com rajadas que poderão superar os 100 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões, rodando para noroeste a partir do fim da tarde e enfraquecendo gradualmente.
Pode ler também Depois de Babet chega Aline…Nova depressão agrava estado do tempo esta quinta-feira!