Pedro Nuno Santos deslocou-se este sábado a Évora onde o PS apresentou os primeiros dez candidatos a outras tantas autarquias do distrito com vista às eleições autárquicas que vão ter lugar em 2025. Ficam por conhecer os cabeças de lista do PS em Portel, Redondo, Vendas Novas e Viana do Alentejo. Por ordem alfabética, seguem-se os nomes que lideram as listas socialistas:
Alandroal | João Maria Grilo, 55 anos, volta a ser o candidato escolhido pelo PS para um terceiro mandato à frente da autarquia. Professor do Ensino Básico e Secundário, João Maria Grilo é também presidente do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). Foi nomeado como membro suplente para integrar o Comité das Regiões Europeu para o quinquénio de 2025-2030.
Arraiolos | A escolha do PS recai sobre Carla Romana, 53 anos. Reside em Arraiolos há 25 anos e tem formação na área do Direito e do Turismo. Trabalha, desde 2003 em Évora, numa Multinacional de Análises Clínicas. É representante da Secção do Partido Socialista em Arraiolos desde 2017, tendo sido a primeira mulher do distrito com tal cargo. Em 2021 foi eleita vereadora na Câmara de Arraiolos.
Borba | Pedro Grego Esteves, 60 anos, natural e residente em Borba. É bacharel em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência. Atualmente é professor de Cursos Profissionais nas áreas da Mecânica e Eletricidade, bem como técnico responsável pela exploração de instalações elétricas de unidades industriais. Tem assumido funções nos corpos sociais de diversas instituições e coletividades do Concelho de Borba e é atualmente vereador eleito pelo PS.
Estremoz | José Daniel Sádio, 54 anos. Licenciado em Educação Física e Desporto. Professor do Quadro da Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz. Presidente da Concelhia do PS Estremoz, cargo que desempenhou também em três anteriores mandatos. Foi autarca na Assembleia de Freguesia de S. Bento do Cortiço num mandato. Foi Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Estremoz em três mandatos. Desempenhou o cargo de vereador sem pelouro atribuído durante dois mandatos. É o atual presidente da Câmara de Estremoz.
Évora | Carlos Zorrinho. É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora e doutorado em Gestão da Informação. Desenvolveu a sua carreira académica no Departamento de Gestão da Universidade de Évora, desde 1984 até à atualidade, sendo professor catedrático desse Departamento desde 1999. Militante da Seção de Évora do Partido Socialista, foi secretário coordenador da Federação Distrital entre 1990 e 1992 e entre 2005 e 2006 e é membro dos órgãos nacionais do Partido desde 1990. No plano autárquico foi membro eleito da Assembleia Municipal de Évora e da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, tendo sido membro do Comité das Regiões da União Europeia. Deputado à Assembleia da República em diversas sessões legislativas, desempenhou as funções de secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna e secretário de Estado da Energia e Inovação. Foi coordenador do programa ProAlentejo, da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico. Depois de ter sido líder parlamentar do PS, entre 2011 e 2013, foi eleito deputado ao Parlamento Europeu em 2014, cargo que exerceu até julho passado.
Montemor-o-Novo | Olímpio Galvão, 52 anos. Licenciado em Economia pela Universidade de Évora, desempenhou profissionalmente diversos cargos no Ramo Automóvel nos primeiros anos de trabalho, até se estabelecer como Empresário na área da contabilidade e consultoria de empresas. É saxofonista da Banda da Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista” desde os seus 12 anos. É presidente da Câmara desde 2021, após 45 anos de governação comunista.
Mora | Paula Chuço, 55 anos, natural de Mora, onde sempre residiu. Formada em Desenho de Construção Civil, também tem experiência em contabilidade. Integrou a Assembleia de Freguesia de Mora, pelo PS, no período de 2013- 2017 ano em que foi candidata à Câmara. Na oposição até 2021, torna a candidatar-se e vence as eleições, sendo a primeira mulher a ser presidente de Câmara no concelho de Mora.
Mourão | José Duarte Costa Franco. Viveu desde sempre na vila de Mourão. Atualmente é presidente da Associação de Desenvolvimento de Mourão (ADEREM), liderando projetos e iniciativas. Esteve ligado ao associativismo jovem no concelho. Foi presidente da Associação juvenil de Mourão. A nível profissional é animador sociocultural e teve um papel ativo em diversos projetos de cariz social, incluindo CLDS, Projeto “Escolhas” e outras iniciativas de inclusão social.
Reguengos de Monsaraz | Jorge Nunes. Exerce atualmente as funções de secretário-geral da Associação Empresarial da Saúde e Segurança no Trabalho em Portugal. É presidente da Concelhia do PS Socialista de Reguengos de Monsaraz e membro efetivo da Comissão Nacional do Partido Socialista. Foi presidente da Assembleia e da Junta de Freguesia de Monsaraz entre 2001 e 2017, membro da Assembleia Municipal de Reguengos de Monsaraz de 2005 a 2017 e Vereador de 2017 a 2021. É Presidente da Mesa da Assembleia Geral na Santa Casa da Misericórdia de Monsaraz.
Vila Viçosa | Agostinho Arranca. Nascido em Lavre, reside em Vila Viçosa desde 1990, onde é professor do Quadro e onde desempenhou funções de presidente/diretor do Agrupamento de Escolas. É licenciado em Educação, pela ESE de Portalegre. Começou a primeira formação profissional pelo Magistério Primário de Évora e frequentou a licenciatura em Sociologia, pela Universidade da mesma cidade. Lecionou no ensino público e no ensino particular, onde foi orientador pedagógico. Exerce atualmente funções dirigentes no Sindicato Democrático dos Professores do Sul e é presidente do Conselho Fiscalizador de Contas da UGT/Évora. É membro da Assembleia Municipal de Vila Viçosa onde lidera o grupo do Partido Socialista e integra a Assembleia Intermunicipal da CIMAC.