A concelhia do PS de Viana do Alentejo expressou descontentamento nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, em relação ao encerramento das piscinas municipais da sede do concelho num dia de intenso calor, com temperaturas acima dos 40 graus. De acordo com a informação divulgada, o encerramento deveu-se a “motivos técnicos”, que aparentemente se resumem à falta de um nadador-salvador disponível para assegurar a segurança dos banhistas.
Esta situação não é inédita, uma vez que, nos últimos nove meses, já se registaram quatro encerramentos das piscinas municipais no concelho, um número que os socialistas consideram excessivo. Os concursos públicos e os contratos com empresas que prestam serviços de segurança aquática parecem não ter sido suficientes para garantir a presença de um nadador-salvador neste dia de calor extremo.
A situação também afeta a piscina das Alcáçovas, onde, além da falta de nadador-salvador, tem havido problemas recorrentes com a qualidade da água, frequentemente contaminada pela bactéria pseudomona aeruginosa. Este problema, que tem sido tema de debate nas Reuniões de Câmara, continua sem uma solução eficaz à vista, resultando em encerramentos sucessivos das piscinas.
Foto: PS