15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

PSP alerta para o cyberbullying com o regresso do ensino à distância

Foto: Brasil Escola - UOL

Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta que o regresso do ano letivo em formato online tem potencial de fazer crescer o cyberbullying entre as crianças.

“O cyberbullying constitui-se como comportamento (repreensível e que constitui crime) que visa uma ou um grupo de vítimas específicas, praticado de forma intencional, desigual e continuada no tempo, causando receio ou vergonha perante o grupo. Este comportamento é observável na atitude de insultar, intimidar, humilhar, ofender, perseguir, ameaçar, assediar ou excluir”, escreve a força de segurança em comunicado.

“A continuação do ano letivo, agora no formato online, tem o potencial de fazer crescer o cyberbullying enquanto epifenómeno de bullying que, por meio das tecnologias de informação (redes sociais, plataformas de mensagens, jogos ou mensagens de texto), consubstancia os mesmos crimes de agressão, ameaça, injúria, difamação, perseguição ou devassa da vida privada, “alerta.

A PSP afirma que tem desenvolvido ações de sensibilização direcionadas para a comunidade escolar do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, dedicadas à prevenção e deteção de situações de bullying e cyberbullying.

Estas ações levadas a cabo pelas forças de segurança, visam sensibilizar os alunos, pais e professores para este tipo de violência, bem como consciencializar e capacitar este público para detetar sinais de alerta e apoiar e encaminhar vítimas e agressores.

Nos últimos dois anos letivos (2018/2019 e 2019/2020) a PSP, por intermédio do programa Escola Segura, concretizou 156 636 iniciativas em contexto escolar, das quais 2 710 foram dedicadas à temática do cyberbullying, abrangendo cerca de 65 000 alunos.

Não podendo este tipo de vitimização ser encarado como aceitável, a PSP, por intermédio das equipas da Escola Segura, manter-se-á disponível para continuar a realizar ações de sensibilização sobre esta temática e acorrer aos pedidos de intervenção, adaptadas às especificidades da situação atual de combate à pandemia da doença COVID-19, nomeadamente recorrendo aos canais digitais e em coordenação com as escolas.

Para estes fins podem ser contactadas localmente as Equipas do Programa Escola Segura ou estabelecido o contacto pelo escolasegura@psp.pt.

Populares