Nas redes sociais tem circulado a notícia de que, na cidade de Estremoz, circulam dois indivíduos do Leste Europeu e que raptam crianças.
A Polícia de Segurança Pública, nomeadamente através da Esquadra de Estremoz, informa que até ao momento não tem qualquer informação ou comunicação/queixa sobre este tipo de crime naquela cidade.
Por esse motivo, a PSP julga tratar-se de informação falsa.
A notícia que tem circulado, cuja origem se desconhece, relata factos que não ocorreram, mas que gera um sentimento de insegurança na população.
Esta Polícia está atenta a todos os fenómenos criminais e, sempre que se justifica, alerta a população para tal e apresenta medidas de prevenção, apelando à denúncia de crimes de que se tenha conhecimento, de acordo uma nota enviada à nossa redação.
A PSP aconselha: Sempre que tiver contacto com algum alerta ou notícia que lhe suscite dúvidas, fique atento, e:
- Considere a fonte – faça uma pesquisa sobre o emissor da informação, a sua missão e contacto. Caso o emissor inicial não seja identificável, suspeite da veracidade da informação;
- Leia toda a história – títulos apelativos chamam a atenção mas podem induzir em erro sobre o conteúdo;
- Verifique o autor – faça uma breve pesquisa sobre a existência do autor;
- Fontes de apoio – verifique se fontes oficiais, como a PSP ou órgãos de comunicação social, divulgam idêntica informação;
- Verifique a data – a republicação de notícias antigas não implica a manutenção da relevância;
- É uma piada? – se a notícia/alerta lhe parecer estranho, pode tratar-se de uma sátira.