Com o regresso à (quase total) normalidade de vivência social, hoje , dia 03 de março, a Polícia de Segurança Pública (PSP) apresenta a edição 2002 do Estou Aqui! Crianças.
OConforme nota d eimprensa enviada à nossa redação pela Polícia de Segurança Pública, o programa Estou Aqui! Crianças (EAC) é uma iniciativa exclusiva e pioneira da PSP, criado em 2012, em parceria com a Altice Portugal, através do MEO e da Fundação Altice, Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Rádio Comercial, Missing Children Europe e Instituto de Apoio à Criança.
Desde 2012 já foram distribuídas mais de 400 000 pulseiras, das quais cerca de 33 000 durante o ano de 2021.
Este programa tem como principal objetivo agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família, i.e., caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do n.º de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.
A adesão ao programa retoma a validade de um ano e não implica qualquer custo.
As pulseiras destinam-se a crianças com idades compreendias entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes (p.e., em férias).
Atendendo ao contexto pandémico vivenciado, a validade das pulseiras da edição 2020/21 foi sucessivamente prorrogada até 28 de fevereiro pp.
As pulseiras distribuídas até dezembro de 2021 terão de ser substituídas por intermédio de nova inscrição no sítio do programa: https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm.
As pulseiras distribuídas a partir de dezembro mantêm a validade habitual de um ano.
Para mais informações pode consultar o sítio oficial do programa: https://estouaqui.mai.gov.pt/ ou remetidas para estouaqui@psp.pt