De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera(IPMA), durante este fim de semana irá ocorrer uma descida generalizada da temperatura, quer da máxima quer da mínima, da ordem de 3 a 7 °C.
Segundo as previsões, posteriormente, os valores da temperatura irão permanecer ser alterações significativas. Assim, durante a próxima semana, em todo o território do continente, a temperatura máxima irá variar entre 16 e 28 °C (valores mais altos no interior Sul) e a temperatura mínima entre 5 e 15 °C (valores mais baixos no Norte e interior Centro).
Este período, refere o IPMA, em que existe uma elevada atividade de sistemas tropicais no Atlântico Norte, é caracterizada por elevada incerteza das previsões além de cerca de 5 dias, com particular impacto nas previsões de precipitação. Assim, neste momento prevê-se que até meio da semana não ocorra precipitação em praticamente todo o território do continente, havendo incerteza após o meio da semana.
uanto ao vento, há uma tendência para a sua intensificação, predominando do quadrante norte, o que em combinação com a descida de temperatura, irá originar um ligeiro desconforto térmico durante os períodos noturnos, já a partir deste fim de semana em alguns locais , ou seja, nestas ocasiões, a temperatura sentida será inferior à temperatura real.
No que diz respeito a temperaturas para este sábado no Alentejo, o IPMA prevê 27 graus de máxima em Beja e Évora e 25 em Portalegre.
A temperatura mínima não vai passar dos 15 graus.
Amanhã a temperatura máxima volta a baixar.